Desde a inauguração da Usina Hidrelétrica de Belo Monte em 27/11/2019, o Governo Federal sinaliza que os investimentos para a construção de novas usinas serão intensificados.

“Os investimentos realizados para a implantação de Belo Monte movimentaram a economia local e nacional. Continuaremos a trabalhar juntos com os demais ministérios, estados, municípios e órgãos envolvidos para construir novas usinas hidrelétricas, que, a exemplo desta, trazem segurança para o sistema elétrico, energia limpa, barata e de qualidade para garantir o desenvolvimento regional e nacional”, anunciou o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Este grandioso empreendimento da engenharia brasileira dá o tom das próximas obras, que prezarão pela geração de energia limpa e renovável, seguindo a matriz energética considerada mais limpa, diversificada, com benefícios sociais, geração de milhares de empregos diretos e de ações socioambientais nos municípios.

“Durante toda a obra e, de agora em diante, por toda a operação, os programas socioambientais continuarão sendo executados, fiscalizados e acompanhados pelos órgãos ambientais, sempre buscando reduzir impactos sobre o meio-ambiente e maximizar os resultados para a sociedade”, ressaltou Albuquerque.

Sobre a Usina de Belo Monte

Localizada no Rio Xingu, Belo Monte eleva consideravelmente a eficiência energética, e confere mais proteção ambiental e social com ações de redução da área alagada.

Belo Monte é denominada uma “usina a fio d’água”, cujo reservatório principal foi concebido com uma tecnologia moderna e preservacionista que respeita os mais rígidos padrões de sustentabilidade, respeitando o Meio Ambiente e as comunidades do entorno, reduzindo o impacto ambiental.

Foram construídas grandes linhas de transmissão, sendo uma delas a segunda mais longa do mundo, ligando o Pará ao Rio de Janeiro e Minas Gerais. A produção de energia de Belo Monte representa 7% da capacidade total da produção brasileira.
Foto: Marcos Corrêa-PR

A Rompassos Serviços se orgulha de ter prestados serviços ao Consórcio UHE Belo Monte e ajudado a realizar mais esta obra que gera tantos benefícios para o Brasil.